Fisioterapia ao Domicilio


    

Nos concelhos de Setúbal, Palmela, Seixal, Almada.

Quando, por qualquer razão, o paciente não se pode deslocar a um Centro de Fisioterapia, o fisioterapeuta disponibiliza-se para ir á sua residência para prestar cuidados de saúde e tratamentos de reabilitação, em diversas situações:




  • Ortopedia e Traumatologia recuperação de cirurgias como colocação de prótese da anca, do joelho, do ombro, pé boto,torcicolo congenito em recem-nascidos, entre outras)
  • 
  • Doenças reumáticas
  • Pós-cirúrgia
  • Neurológica
  • Distúrbios da marcha e equilíbrio
  • Sequelas de acamamento e imobilização prolongado
  • Prevenção e recuperação de alterações provocadas pelo envelhecimento e imobilidade
  • Reeducação postural
  • Reabilitação das Disfunções do períneo







Quais as Vantagens da Fisioterapia ao Domicilio?

As vantagens do tratamento de fisioterapia ao domicílio são, entre outras, o paciente poder usufruir de serviços de qualidade, com o máximo profissionalismo, empenho e dedicação por parte do Fisioterapeuta, sendo que a reabilitação decorre no conforto do lar, com mais privacidade, mais atenção e sem o inconveniente de se deslocar, especialmente em casos em que a deslocação é condicionada, tanto a nível físico como a nível ambiental/familiar. Assim o paciente poupa tempo e economiza em transportes, como também não tem a necessidade de depender de terceiros para as deslocações.

O atendimento é muito personalizado, estando o fisioterapeuta totalmente disponível durante todo o tempo de tratamento. O treino das actividades da vida diária é realizado no meio em que o paciente está inserido, conseguindo deste modo reconhecer com mais exatidão os factores de risco de queda e os factores que dificultam a independência funcional do paciente (por exemplo móveis, tapeçarias, entre outros que possam colocar em risco ou impedir a capacidade de deslocação do paciente dentro de casa de forma segura).
Verifica-se na reabilitação em contexto domiciliar uma maior adesão ao tratamento, estando o paciente mais motivado, a recuperação torna-se também mais eficaz e mais rápida.
Para além destas vantagens, a realização de fisioterapia ao domicílio permite, em casos de dependência mais elevada, educar e capacitar o cuidador responsável a efectuar com segurança e correctamente posicionamentos no leito e no cadeirão para evitar feridas, transferências da cama para um cadeirão/banheira/carro, vestir e despir o paciente, entre outras actividades/tarefas que o cuidador tenha dificuldade em desempenhar de forma a prevenir quedas ou mesmo lesões em si próprio.

Como funciona o serviço de Fisioterapia ao Domicilio?

Para iniciar o serviço basta contactar telefonicamente a solicitar o inicio do serviço. É combinado o dia e a hora da primeira sessão de Fisioterapia (tlm.: 93 48 43 072).


Na primeira sessão é realizada uma avaliação do utente, através da qual são definidos os objetivos da reabilitação e é estabelecido o plano de tratamentos.


Qual a duração das sessões de Fisioterapia?

 
A duração das sessões habitualmente é de 60 minutos, mas varia de acordo com as necessidades e o grau de tolerância do utente.